sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fantoches - A Menina do Mar...

Hoje, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, os estrunfes e estrunfinas divertiram-se imenso a dramatizar a história da “Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner.

Depois de terem estudado a obra e de terem feito algumas atividades relacionadas com a mesma, nomeadamente o retrato físico e psicológico da Menina do Mar, um cartaz coletivo, um desenho e um livrinho individual sobre a história, os alunos realizaram alguns fantoches e dramatizaram a história no fantocheiro existente na sala de aula. Estes complementaram os fantoches de dedo que haviam sido facultados pela Biblioteca Escolar do Agrupamento.

A história é fantástica e os alunos culminaram o estudo da obra de uma forma muito divertida !!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ontem foi assim...


Às 14H00, os “Mickeys e as Minnies” da nossa escola saíram à rua para desfilar. Como iam bonitos nos seus fatos! As professoras, a animadora e uma encarregada de educação também foram a combinar.
Percorreram várias ruas da Portela e seguiram até à povoação seguinte - Ribeira dos Moinhos. O tempo estava excelente e o passeio foi muito bonito. Alguns familiares e ex-colegas da escola também participaram. Houve muita cor, alarido e alegria!
Certamente, um dia inesquecível para todas as crianças da escola. Bem-haja D. Helena (animadora) e D. Olinda por ter confecionado os nossos fatos!!!!
Obrigada a outras mães que mais uma vez foram um grande apoio!

Prazo para entrega de trabalhos termina hoje...


Conseguimos...
Às 18H00 de ontem, lá seguiu o livrinho da nossa turma para Lisboa (concurso de livro de autor promovido por uma parceria da Calouste Gulbenkian e de outra associação). Não foi fácil, uma vez que o concurso apresentava várias exigências (autorizações de todos os Encarregados de Educação, uma sinopse descritiva do projeto do trabalho, um documento com o texto escrito, uma ficha técnica onde constavam os dados e códigos de inscrição, de confirmação...).
Desde que chegou o folheto à nossa escola que os alunos ficaram motivados para participar. Depois de os pais terem tido conhecimento do concurso e de terem partilhado sugestões para os temas, passou-se à seleção do mesmo - a escassez da água potável e a importância das atitudes individuais na sua poupança. De seguida, fizemos o texto em contexto de sala de aula. Apesar de o tempo dispendido, foi muito gratificante ver o empenho e a participação ativa de todos os alunos! Conversavam, "discutiam" as suas ideias e criavam... todos deram largas à imaginação!

Mas, mais do que ganhar o concurso foi importante os alunos perceberem a complexidade da elaboração de um livro (mesmo simples) e a união do grupo num objetivo comum. No final, com a aproximação do dia do desfile e com as atividades de Carnaval, houve algum "stress" para concluir as ilustrações e a capa (falta de materiais...)
Claro que esta obra é avaliada a muitos níveis... pertinência do tema, texto, ilustração, originalidade... e o importante é mesmo participar! Obrigada, estrunfes e estrunfinas! Para nós, é a nossa obra!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hoje é dia ... dos Namorados e dos Afetos!

Para os estrunfes e estrunfinas... um beijinho e um abraço muito especial da vossa professora que vos adora!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sugestão do estrunfe João...

E eu com a minha paixão por ovelhinhas....



Mas esta ovelha é um pouco violenta, não concordam?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ainda esta semana...

Também temos estado a inventar um texto para podermos participar no concurso Pequeno-Grande (Fundação Calouste Gulbenkian). Apesar do trabalho, está a dar-nos muito gozo!
Temos mesmo é de apressar o trabalho... pois já falta pouco tempo para terminar o prazo de entrega dos trabalhos.
E a propósito de concursos... Tivemos uma visita na nossa escola que muito nos agradou! A animadora da biblioteca municipal veio à nossa sala e, mais uma vez, a tarde foi muito divertida. Trouxe-nos uma história, mas contada na forma de puzzle. Cada aluno tirou de um dos bolsos da sua saia um "bocadinho" da história. Foi muito giro! Depois dessa atividade propôs-nos a participação num concurso de histórias, a nível de concelho... vamos tentar, prometemos!!!
Obrigada, Joana!

Bom fim de semana... Aproveitem para relaxar ao som desta música!

Esta semana, os estrunfes e estrunfinas estiveram ocupados a preparar e a realizar as fichas de avaliação intermédia de Carnaval.
Começaram com a língua portuguesa, depois o estudo do meio e finalmente a matemática! Para iniciar cada dia e antes de realizarem a ficha (apesar de novinhos, já existe muita ansiedade para estas coisas) foram feitos alguns exercícios de relaxamento/respiração e ouviu-se música muito calma e agradável. Exemplo: "Greensleeves" de Wolfgang Amadeus Mozart
Para aqueles que tiveram mais dificuldades e as notas não foram tão boas, nada de desistir. Com trabalho e empenho tudo será ultrapassado! Para os que tiveram boas notas, parabéns!!!




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Idade do gelo

Viver com os ESTRUNFES da aldeia da LUA AZUL

Um dia acordei e estava na terra dos estrunfes… Conheci o trapalhão porque ele foi levar-me o pequeno-almoço à cama. Como era muito trapalhão virou o copo de leite em cima de mim. Até teve piada.
Depois fomos passear e encontrámos a estrunfina que quis mostrar-me toda aquela bonita cidade e também a casa onde ela e o estrunfe viviam.
Em casa estava o estrunfe com o resmungão que começou logo a resmungar, porque não me conhecia. Ele pensava que eu era um perigo para os habitantes daquela cidade. A estrunfina explicou-lhe que eu era amiga e que também queria fazer parte daquela cidade. O resmungão começou então a falar comigo e disse à estrunfina para me dar um pó mágico para ficar igual a todos a eles.
Estava a anoitecer e a estrunfina deu-me o tal pó mágico e disse para eu ficar a dormir em casa dela.
Quando amanheceu, lá estava eu, pequenina como um estrunfe. Fomos todos passear e assim eu consegui ver todo o verde e todas as flores daquela cidade.

Salomé - 2º ano

Certo dia acordei e estava na aldeia dos estrunfes... Eu fui chamar os estrunfes e eles tiveram medo de mim e eu disse-lhes quem era e que gostava deles. Começámos, depois, a falar do Gargamel e eu disse:
-Eu não gosto do Gargamel. Querem ir jogar às escondidas?
De repente apareceu o Gargamel e nós começámos a fugir.
Foram todos presos menos eu e o grande smurf.
- Não se preocupem. Eu e o grande smurf vamos salvar-vos!!!
Eu perguntei ao grande smurf:
- Grande smurf podes fazer uma poção mágica?
Ele respondeu:
-Claro que posso!
Fomos os dois fazer a poção e quando acabámos demos aos estrunfes e conseguimos. Depois vivemos felizes para sempre.
Miguel Ramalho - 3º ano

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A nossa gastronomia é muito variada...

Depois de uma breve interrupção... continua a apresentação dos trabalhos sobre a gastronomia do nosso país. Agora foi a vez da Beira Baixa e as suas iguarias... maranhos (bucho ou estômago do animal recheado com arroz, carne e aromatizado com hortelã), cabrito estonado, queijo amarelo da Beira ou queijo de Castelo Branco...
Parabéns a estes dois estrunfes, pois estiveram muito bem! Os colegas puderam "conhecer" estes alimentos pelas imagens e pelas explicações.