quarta-feira, 31 de outubro de 2012

domingo, 28 de outubro de 2012

Aprender a passear...

Esta semana passou a correr! 
Principalmente o dia do nosso passeio - na passada quinta-feira. 
A chuva torrencial da noite e da manhã ameaçava um dia pouco animador. Mas, nada disso.
O passeio foi o máximo! Os estrunfes e as estrunfinas e os alfas e as carochinhas de outra escola juntaram-se e tiveram um dia fantástico.
Começaram por visitar o castelo de Montemor-o-Velho (um dos maiores do nosso país - teve capacidade para "albergar" 6000 pessoas) e ouviram falar sobre as várias lendas relacionadas com o local. Avistaram os campos do Baixo Mondego e a reserva natural - uma paisagem magnífica, mesmo num dia cinzento. 
Apreciaram a arquitetura da igreja, subiram as ameias, viram a torre de menagem, o principal ponto de poder e último reduto de defesa e que serviu de recinto habitacional do castelo.
Depois a viagem continuou até ao parque zoológico. Os alunos adoraram!  Viram "in loco" alguns animais e conheceram outros que não sabiam existir. Ouviram os seus sons, sentiram os seus odores e apreciaram ainda a vegetação local (muitos cogumelos).




 







As fotos que registaram esses momentos são muitas, mas aqui ficam só algumas delas.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia da Alimentação


Hoje é Dia Mundial da Alimentação. Algumas atividades se fizeram na sala dos estrunfes e estrunfinas para bem assinalar a data. Um texto, poético ou em prosa, elaborado individualmente ou a pares foi o mote para a conversa sobre a alimentação saudável e a consciencialização da importância da mesma na vida futura. Os textos foram criativos e muito bonitos. Fica aqui um exemplo de um aluno que mostrou muito empenho... a falta de tempo não deixou que outros alunos registassem os textos deles.


O Dia Mundial da Alimentação


Para ter boa saúde
E evitar algumas doenças,
Temos sempre de comer
Alimentos com muitas diferenças.


No dia da alimentação
Mostram-nos o que devemos comer,
Muitas frutas e também pão
Para muito bem nos fazer.


A alimentação dos mais jovens
Deve ser muito variada,
Porque assim eles crescem
De forma mais cuidada.


As pessoas mais idosas
Que muito já trabalharam,
Eram muito cuidadosas
Em tudo aquilo que tomavam.


Que bons e saborosas
São os frutos que a natureza dá,
São sempre muito gostosos
Como eles igual não há.


Devemos comer
O que nos faz bem,
Porque isso para nós
É essencial naquilo que tem!  

Parabéns Miguel André!
   
Uma conversa com uma técnica de saúde sobre alguns dos distúrbios e das doenças que advém de uma alimentação incorreta está prometida para breve.
Contudo, ainda conseguimos fazer um marcador que tem como objetivo ser afixado no frigorífico lá de casa, para que os alunos não esqueçam algumas das regras básicas de uma alimentação correta.  

sábado, 13 de outubro de 2012

Escrever é tão divertido!

Escrever é tão divertido! Mas não é fácil.... São muitas as inseguranças que as crianças têm quando lhes é proposto escrever sobre um determinado tema. 
E escrever para quê? Será que importa a alguém aquilo que cada um pensa, inventa e depois escreve? 
Escrever pensamentos, descrever imagens, criar histórias... 
A proposta de ontem era subordinada ao tema "A folha de outono que eu encontrei". Todos os alunos se entusiasmaram e todos escreveram... Por fim, houve votação para os primeiros textos a serem publicados... uns reais, outros fictícios. 
O "bichinho" da escrita anda por lá... Já há blogues originais de estrunfes. Força! 


A folha de “outono” que eu encontrei
          No dia onze de Janeiro de dois mil e nove eu fui passear com o meu pai. Nesse passeio, eu encontrei uma folha. Era uma folha especial, pois tinha a forma de um coração. Então eu tive a ideia de escrever nela:
        - Pai estás sempre no meu coração.
        Depois dei a folha ao meu pai. Ele até chorou. Foi o presente que eu lhe dei antes de ele se ir embora. Eu pedi-lhe para nunca se esquecer de mim.
          Ele deu – me uma fotografia dele e disse que não me esqueceria.
          E assim foi a despedida do meu pai, com muitas lágrimas!

                                                                                                                                         Bruna (4º ano)

A folha do outono que eu encontrei

            Certo dia, estava eu a brincar no meu jardim com o meu irmão. Entretanto estávamos a observar uma árvore que existe no canto do jardim. Eu imagino-o mágico e, lá, eu posso ter asas para voar e apanhar flores para o palácio autêntico onde imagino que está a rainha mais simpática dos palácios.
            Nesse instante, caiu uma folha de outono. Era sinal de festa! Ela era enorme e bonita. Mas, sem mais nem menos, e, cheio de curiosidade, subi a árvore e disse muito alto:
            - Folha do outono, pega em mim e leva-me ao céu!
            Então ela saíu do chão e num abrir e fechar de olhos levou-me até ao céu.
            - Iupi! – exclamei.
            Depois reparei que a folha já estava a ficar castanha e velha. Perguntei-lhe:
            -És uma folha velha, não és?
            Ela disse que sim e de repente desfez-se toda. Eu caí no jardim, mas achei um dia muito divertido.
            Por fim, olhei para o céu e caía ainda um bocado de folha e eu disse:
            -Folhinha de outono, nunca te irei esquecer.
            Ah! Mas com isto não cheguei a fazer a festa.
João (4º ano)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O "Trunfas" na nossa sala

Hoje os "estrunfes e estrunfinas" superaram as expetativas da professora. 
Depois de terem concluído alguns trabalhos e de terem escrito um texto individual subordinado a um determinado tema e de este ter sido lido em voz alta aos colegas e ter sido "criticado" pelos mesmos, exploraram a história do espantalho "Trunfas". Esta história já tinha sido lida aos alunos no 1º ano, mas agora foi analisada e interpretada de maneira diferente, pelos mesmos alunos, já no 4º ano. Contudo, a surpresa veio depois. Todos deitaram mãos à obra e criaram um espantalho na sala de aula. 
A excitação foi muita... todos tinham trazido alguma coisa para "alindar" o espantalho. 
Na minha opinião ficou muito jeitoso, estando só a faltar alguns pormenores de caraterização na face.  Certamente, a concluir na próxima semana.







Este painel foi realizado pelos alunos na hora das Expressões (AEC).
Está muito bonito!


Uma sala colorida é certamente mais divertida !





 



As nossas pesquisas...

O dia começou com muito entusiasmo. 
O trabalho de casa proposto tinha sido a pesquisa da palavra Gingko... e tudo a propósito de duas folhas "secas" que caíram de uma capa de trabalhos da professora.
A maior parte dos alunos pesquisou na internet e trazia informações para partilhar com os colegas. Uns valorizaram mais uma caraterística, outros deram maior valor a outra, mas as descobertas foram muito interessantes. Todos quiseram ver de perto as folhas e saber onde tinham sido recolhidas. A professora explicou que foi há alguns anos num passeio que fizera na mata nacional do Choupal, em Coimbra. A informação mais marcante para todos foi o facto de ser um fóssil vivo. Esta árvore serviu de alimento a alguns dinossauros... existe há cerca de 150 milhões de anos. Abriram-se os dicionários e pesquisou-se a palavra fóssil, pois para algumas crianças esta palavra era ainda desconhecida. Muito se aprendeu logo pela manhã e é com muita vaidade que esta informação vai ser transmitida aos pais, avós e amigos!

Foi selecionado o texto do João Pedro para ser "postado"no blogue por ser o mais conciso nas informações.


Ginkgo biloba

É uma árvore considerada um fóssil vivo, símbolo da Paz e da longevidade. Esta árvore é de folha caduca e pode atingir entre vinte e trinta e cinco metros de altura. Sobreviveu às radiações em Hiroshima (cidade arrasada por uma bomba atómica em 1945). As suas folhas são usadas no combate a problemas de falta de memória ou a doenças graves no cérebro.
As folhas secas recolhidas no Choupal

  Nota: A Mata Nacional do Choupal é um espaço reconhecido e com nome e tradição até mesmo nas canções e apresenta uma grande diversidade de plantas e animais. Vale a pena revisitar ou conhecer, se for esse o caso.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia do Animal

Algumas das nossas considerações sobre os animais e as imagens que escolhemos...



 O dia do animal







Émuito feliz, vamos  preservá-lo
até ao fim
pois quando não houver animais
teremos de ser mais
a proteger
para  ficarmos com o poder.

João Pedro



 


Hoje é o dia do animal
E os animais são muito divertidos,
E alguns são tratados mal
E esses homens deviam ser detidos.


Miguel André



 


O cão é um animal
fofo e engraçado
é o meu animal preferido
levo-o para todo o lado!


Mariana




O Dia do Animal é muito importante para lembrar as pessoas que alguns animais são maltratados e outros abandonados e andam sozinhos na rua por não terem dono. Eu gosto muito dos animais.
O meu animal preferido é cão!

Miguel Ramalho



  
O leão é o meu animal preferido. É feroz, ataca num instante a sua presa e também protege o seu território. O leão é também o símbolo do Sporting. Os leões são muito fofos, mas aconselho-os a não irem ao pé deles.
Eu adoro leões!!!


Zé Nuno


Neste Dia eu lembro a vaca, porque é um animal que não faz mal a ninguém.
Algumas pessoas não gostam dela. Eu acho-a fofinha e muito importante para a nossa vida.

   José Miguel 


 



No Dia do Animal eu lembro a minha cadela porque ela é muito importante para mim e gosta de brincar comigo e eu gosto de brincar com ela. Quando eu estou a chorar ela vem ter comigo e encosta – se a mim e fica ao pé de mim até eu ficar contente!
    
Bruna Santos
  




                            
No Dia do Animal lembrei-me da importância do cão. Há cães de guarda, da policia, de caça, os que guiam as pessoas cegas… Eu tenho 4 cães e são tão fofinhos!!!

Inês Buco