segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Boas férias!

Hoje é o primeiro dia das férias de Natal. Estou certa que os estrunfes e estrunfinas estão todos contentes. Desejo-vos umas férias muito divertidas e descansadas, pois merecem - trabalharam muito bem! Votos de um FELIZ NATAL cheio de alegria, amizade, amor e também prendinhas. Beijinhos a todos!
Entretanto, deixo-vos este miminho para as férias. 
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Para refletir...

Festa de Natal... um sucesso


A nossa festa de Natal foi um sucesso! A avaliar isso, as opiniões dos alunos e dos familiares.
Na quinta-feira, à noite, a sala dos estrunfes e estrunfinas encheu para assistir à festa dos alunos da escola. Apesar do pouco tempo para ensaios... a festa foi bem bonita e alegre.
Começou com uma peça de teatro dramatizada pelos alunos do 3º e 4º anos (texto dramático elaborado em contexto de sala de aula a partir de uma narrativa), intitulado "Verde", no âmbito do projeto eco-escolas. A peça apresentou uma mensagem importante para todos, a partir dos eco-duendes: poupar e reciclar para um mundo melhor.
Seguiram-se várias canções de Natal e não só (algumas em inglês), onde se destacou também a Queda do Império, de Vitorino. Os alunos andavam muito entusiasmados, uma vez que esta canção conta uma parte da História do nosso povo... além de ter uma bela melodia!
Os mais pequeninos dramatizaram os "Sapatos do Pai Natal"... foi também muito bonito.  Por fim, um presépio vivo onde todos estiveram muito bem. O apresentador, o "nosso" rei D. João IV explicou aos presentes que ele escreveu uma das mais belas músicas de todos os tempos "Adeste Fidelis"... assim, enquanto escrevia com a sua pena, os colegas dramatizavam e cantavam em latim, ao som da cantora Enya (uma das muitas versões desta lindíssima canção). Desejou-se a todos um Feliz Natal e os alunos assumiram cantando que queriam ser "construtores da Paz" e "instrumentos de amor" para um mundo melhor. 
Mas o ponto alto da festa foi a entrega de prendas. Cada um apresentou a sua lembrança para o amigo secreto, toda esta elaborada com materiais reciclados e por os próprios ou familiares. Foi emocionante ver a alegria de quem dava e de quem recebia. Fizeram-se coisas lindíssimas... os meninos e a família estão de parabéns.

As fotos estão lindas, mas não poderemos apresentá-las aqui. Fica para registo apenas uma foto.

Obrigada a todos que colaboraram e estiveram presentes na festa!!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Concurso de presépios


Os estrunfes e estrunfinas mostraram, mais uma vez, os seus dotes de artistas. À semelhança dos anos anteriores, voltaram a participar com grande entusiasmo na iniciativa proposta pelo departamento de expressões (agrupamento) e, este ano, também, no âmbito do projeto eco-escolas.
A ideia era elaborar um presépio com materiais essencialmente reciclados, sendo condição essencial, a maior parte, serem rolhas de cortiça.
Chegaram à escola estes lindos exemplares, que já seguiram para a sede do agrupamento e passarão a estar expostos em vários locais de comércio e não só...
Avaliando pela criatividade e empenho destes alunos e familiares, vai ser muito difícil escolher no final o vencedor do concurso.
Da minha parte, estão todos (mesmo todos) de parabéns!