quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ler só por prazer...

Hoje os estrunfes e estrunfinas tiveram um feliz encontro. Depois de uma ida à Biblioteca Municipal na semana passada, aguardam ansiosamente o encontro com o escritor José Fanha, na próxima segunda-feira. Entretanto, para que possam conhecer melhor este autor de literatura infantil chegou, há alguns dias, à nossa escola, uma caixa com livros. Obras como "O dia em que a mata ardeu", "O dia em que o mar desapareceu", "O meu amigo Zeca Tum-Tum" não eram novidade... A professora já contara essas histórias e adoravam-nas. No entanto, houve uma obra que despertou a curiosidade da maioria dos alunos: "Histórias para contar em Noites de Luar". Talvez o título... ou a ilustração, o aspeto gráfico da capa... a verdade é que os alunos ficaram curiosos e ansiosos para ter um livro destes na mão.
Foi lida uma parte de uma das histórias e o suspense manteve-se...
Hoje chegaram os livros em número suficiente para todos. Foi fantástico ver a reação dos alunos! O entusiasmo com que tocaram, cheiraram, abriram e folhearam as páginas... Claro que o apoio ao estudo foi dedicado à leitura autónoma e recreativa...
Acreditem, foi muito bom!!! Só haverá leitor se este estiver motivado e isso só acontecerá, de facto, quando a leitura for realizada pelo simples prazer que a mesma dá ao leitor.
Vale a pena o investimento... O aluno deve viver rodeado de um ambiente que promova a leitura!


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A nossa mini-horta

 Hoje a aula de estudo do meio foi no exterior...
 Os alunos puderam debater e rever temas já estudados na sala de aula: reprodução das plantas (sementeira ou por estaca), plantas cultivadas ou espontâneas, as partes constituintes das plantas, tipos de raízes, utilidade das plantas... tipos de solo e rochas... enquanto se ia realizando uma mini eco-horta.
Nesta horta, onde a variedade vai desde salsa, alfaces, bróculos, couve, morangos, feijões, abóboras, fisális... todos participaram e aprenderam. 
A atividade tem como principais objetivos: a observação da germinação e da plantação de várias plantas, a reciclagem (neste caso de garrafões como vasos), uma vez que somos uma eco-escola, envolver as crianças e a comunidade num projeto que tem como finalidade o empreendedorismo e educação para a cidadania (projetar, cuidar, ajudar a quem mais precisa...).
A horta ainda não está terminada e não sabemos se vamos a tempo de concorrer ou se terá sustentabilidade suficiente, mas para nós importa que nos deu muita alegria e estamos muito orgulhosos com o nosso trabalho. 
Muito obrigada a todos os que colaboraram nesta horta.





quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os estrunfes e estrunfinas saíram à rua

Hoje os estrunfes e estrunfinas saíram e desfilaram.

Divertiram-se a valer!

Que giros ficaram todos! Obrigada a todos os que ajudaram no desfile!
 
E que bela surpresa tiveram! Uma mesa com um lanche delicioso...   

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ainda... Escrever é tão bom!



A minha aventura numa nave espacial


Um dia de manhã eu fui ao meu quintal e vi lá uma coisa esquisita que parecia uma nave espacial. Curioso avancei e, de repente, uma porta abriu-se e eu entrei. Vi tantos botões e naquele instante a porta fechou-se. Ainda tentei abri-la mas ela continuava fechada. Desisti e, pouco depois, ouvi uma voz que vinha de uma das colunas a dizer-me que eu ia viajar e conhecer o espaço. A nave começou a voar e levou-me a vários sítios. Passei por cima do Sol. Era uma coisa impressionante. Havia estrelas cadentes que brilhavam muito e cada vez que passava por uma eu pedia um desejo. Na lua vi uma coisa que mais parecia um extraterrestre e aterrei. A minha suspeita confirmou-se porque era mesmo um extraterrestre. Saí da nave e disse-lhe olá. Ele disse-me que a nave era dele e contou-me muitas coisas curiosas. Depois voltei para casa na nave e todos os meses o meu amigo extraterrestre que se chama Elias vem-me visitar. Foi o amigo mais espetacular que encontrei porque é um extraterrestre!!!

                                                                        João Pedro

Divirtam-se...

Curiosidades...



   Ontem, a aula começou de maneira diferente. A professora trazia um "trolley"... Porquê? Para quê? O que é que vinha lá dentro? Foram muitas as "apostas" e as suposições para o conteúdo da mala misteriosa. Por fim, alguém perguntou:
- É um tesouro, professora?
- Sim! - respondeu.
  As caritas ansiosas dos alunos ao verem abrir a maleta e depois descobrirem o seu conteúdo foi um momento muito bonito.
   LIVROS! Uma mala cheia de livros.
   A professora explicou que escolhera em casa um livro para cada um dos seus alunos e esperava que eles apreciassem a leitura. Os livros variaram entre os contos tradicionais, as fábulas, a banda desenhada (Jerónimo Stilton) e alguns outros mais informativos (mini-enciclopédias). Todos esperaram ansiosamente a tarde para poderem ler, pesquisas e conversar sobre as suas leituras. Também se iniciaram outros trabalhos (resumos e ilustrações). Aqui ficam algumas pesquisas realizadas pelos alunos...

Porque é mais frio o cume da montanha embora esteja mais perto do Sol?

   O Sol aquece, primeiro, a superfície da Terra e, depois, aquece o ar perto da superfície. O ar quente dilata-se, ou torna maior. Quando isso acontece, sobe para o alto, no céu, onde arrefece. É por isso que a terra, em baixo, é quente e alta, nas montanhas, é fresca ou mesmo fria.  

Porque fica branca a expiração?

   O ar que exalamos tem, em si, uma grande quantidade de vapor de água. Em lugares frios, este vapor de água arrefece no ar frio e transforma-se em pequenas gotinhas de água. As gotinhas parecem brancas, qualquer coisa como a neblina.
Sabias que um pôr do Sol vermelho é sinal de bom tempo?

   As nuvens que trazem a chuva ou escondem o Sol vêm da direção de onde o Sol se põe. Se nessa direção não houver nuvens, o Sol será vermelho brilhante. Por isso, se vires um pôr do Sol vermelho brilhante, sabes que haverá bom tempo no dia seguinte.



O que são cometas?

   Os cometas são corpos celestes constituídos por gás e pequenas partículas de gelo e movem-se em volta do Sol mas de maneira diferente da terra.


De onde vêm os Ovnis?

   As pessoas acreditam que os ovnis são naves espaciais vindas de alguma parte do espaço exterior. Ninguém sabe se isso é verdade ou ,mesmo, se eles realmente existem.


Os ET existem de verdade?

  Não sabemos se os ET, que seriam extraterrestres ou seres vindos do espaço exterior na realidade existiram. Mas , o espaço é tão grande que é possível que, em alguma parte dele, haja bastantes planetas semelhantes à Terra e, neles, seres vivos.

Registado por João Guilherme e José Nuno