quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia do Livro

      No dia 23 de abril - Dia do Livro e dos Autores - os estrunfes e estrunfinas encontraram-se com o escritor Pedro Seromenho, na Biblioteca Municipal. Foi fantástico!
      Enquanto esperavam por os alunos da outra escola puderam ouvir uma história e explorar a biblioteca. A seguir sentaram-se no auditório e fizeram "uma viagem" no mundo de encantar... foram muitas as histórias que o escritor contou!!! O tempo passou a correr e muito ficou por saber, mas valeu mesmo a pena!
      Por fim, muitos foram aqueles que compraram e quiseram ter um autógrafo do autor. E que lindos autógrafos!!!
      É delicioso ver a alegria das crianças com os seus novos livros. Ler faz bem e dá prazer!







terça-feira, 16 de abril de 2013

Abril... mês de leitura


O tempo na escola tem sido pouco, mas nunca esquecemos a leitura (ao fim da aula).
O mês começou com a celebração do Dia do Livro Infantil e prolonga-se até ao Dia do Livro e dos Direitos dos Autores (23 de abril - dia que iremos estar com o escritor Pedro Seromenho).
Começamos por ler, em conjunto, um livro de Miguel Sousa Tavares " O Planeta Branco". Os alunos gostaram imenso, apesar da dificuldade que tem, uma vez que é recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade. Os alunos "vibraram" para saber os acontecimentos que se iam sucedendo... novo vocabulário, novas experiências literárias...
O Planeta Branco é uma história que aborda não apenas as grandes questões da atualidade, como a poluição atmosférica, a destruição das florestas ou as alterações do clima, mas que constitui, também, um hino à vida e à bondade. E que nos diz que, afinal, um mundo melhor é possível.
A história apresenta: Lydia, Lucas e Baltazar que constituem a tripulação da nave Ítaca-3000. Numa fase em que o ciclo de vida natural está alterado, é preciso pôr em marcha uma missão de salvamento do planeta Terra. Por isso a Ítaca-3000 parte do deserto do Sahara com um único objectivo: descobrir água no planeta Orizon S-3.
Durante dois meses de viagem, tudo decorre com normalidade. Os astronautas dedicam-se apenas a missões de rotina e consolidam a amizade que os une. Mas quando entram no Terceiro Sistema Solar, descobrem um planeta habitado por uns seres muito especiais e que julgavam não existir.
A história termina com "E, mais uma vez, repetiu baixinho e para si própria a pergunta que tantas vezes fazia, quando estava assim sentada à noite na nave, e via o Universo inteiro à sua volta: "Haverá alguém por aí à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?"

 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Casa do Ambiente

Os estrunfes e estrunfinas andam muito ocupados na preparação para os exames de maio. Têm treinado e feito revisões nas provas dos anos anteriores e em muitas fichas tipo provas de aferição. O tempo tem sido limitado e por isso mesmo não se tem verificado tantas atividades. Os alunos precisam de concentração (algo que tem andado a faltar um bocadinho...) e estudo, pois só assim poderão ter sucesso nos exames.
No entanto, na quarta-feira passada, os alunos foram visitar a "Casa do Ambiente". Este passeio foi rápido, mas muito instrutivo. Falou-se principalmente na reciclagem e nos cuidados a ter com  a mesma. 
Vale sempre a pena recordar quais são os materiais e os ecopontos indicados para os colocar e ainda os cuidados a ter com o nosso planeta. Por fim, ainda, receberam na visita uma lembrança relacionada com o tema. A avaliar pelos textos e opiniões dos alunos, a visita foi muito boa... muito verde!!! 



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Recordar é viver...



Para os estrunfes e estrunfinas recordarem uma atividade realizada no 1º ano... O tempo corre!!!