terça-feira, 13 de março de 2012

Brincar aos professores foi tão divertido!

Os pequenos estrunfes e estrunfinas têm andado muito ocupados. As fichas de avaliação trimestral aproximam-se e há muita matéria nova para aprender e consolidar. Mas o entusiasmo tem sido grande! A matemática é sempre um desafio e é muito bom ver o interesse e a motivação destes pequenos pensadores. Já no estudo do meio, as atividades têm sido muito enriquecedoras. Uma das atividades que suscitou grande atenção e foi muito divertida foi a apresentação sob a forma de “professor ou professora” de um trabalho individual à turma. A proposta feita pela professora passou pela seleção individual ou em colaboração com a família de um animal (doméstico ou selvagem) e depois das diversas pesquisas de uma apresentação aos colegas e professora. O trabalho consistia, numa primeira parte, na exposição das descobertas e depois na realização de um trabalho prático com os colegas.

Mais uma vez, os alunos estão de Parabéns! Os trabalhos superaram as expectativas da professora e foram muito diversos. Desde a hiena, o papagaio, a girafa, o leão, a águia, o pinguim, o esquilo, o gato, a rã, o coala e muitos mais… os trabalhos foram apresentados em diferentes suportes: PowerPoint, cartazes atrativos, filmes da vida selvagem e questionários orais e escritos, palavras cruzadas, puzzles, acrósticos, dramatizações, pinturas…

Estou certa que as crianças estudaram as classes dos animais, quanto às caraterísticas externas, à alimentação, ao seu habitat, à reprodução… de uma maneira muito mais divertida. Com este trabalho, as crianças aprenderam ainda a estarem expostos a um público, o que para algumas crianças é “um pequeno problema”. Saíram-se todos muito bem!

2 comentários:

  1. Trabalho com divertimento à mistura é do melhor que há!

    ResponderEliminar
  2. Todos a "estrunfar" e a aprender.

    Adeus.Boa diversão e aprendam muito!

    ResponderEliminar

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!