terça-feira, 16 de abril de 2013

Abril... mês de leitura


O tempo na escola tem sido pouco, mas nunca esquecemos a leitura (ao fim da aula).
O mês começou com a celebração do Dia do Livro Infantil e prolonga-se até ao Dia do Livro e dos Direitos dos Autores (23 de abril - dia que iremos estar com o escritor Pedro Seromenho).
Começamos por ler, em conjunto, um livro de Miguel Sousa Tavares " O Planeta Branco". Os alunos gostaram imenso, apesar da dificuldade que tem, uma vez que é recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade. Os alunos "vibraram" para saber os acontecimentos que se iam sucedendo... novo vocabulário, novas experiências literárias...
O Planeta Branco é uma história que aborda não apenas as grandes questões da atualidade, como a poluição atmosférica, a destruição das florestas ou as alterações do clima, mas que constitui, também, um hino à vida e à bondade. E que nos diz que, afinal, um mundo melhor é possível.
A história apresenta: Lydia, Lucas e Baltazar que constituem a tripulação da nave Ítaca-3000. Numa fase em que o ciclo de vida natural está alterado, é preciso pôr em marcha uma missão de salvamento do planeta Terra. Por isso a Ítaca-3000 parte do deserto do Sahara com um único objectivo: descobrir água no planeta Orizon S-3.
Durante dois meses de viagem, tudo decorre com normalidade. Os astronautas dedicam-se apenas a missões de rotina e consolidam a amizade que os une. Mas quando entram no Terceiro Sistema Solar, descobrem um planeta habitado por uns seres muito especiais e que julgavam não existir.
A história termina com "E, mais uma vez, repetiu baixinho e para si própria a pergunta que tantas vezes fazia, quando estava assim sentada à noite na nave, e via o Universo inteiro à sua volta: "Haverá alguém por aí à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?"

 

3 comentários:

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!