sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vamos dar "largas à imaginação"...

Cá estamos nós de volta para o 3º e último período.

A semana foi de revisões e definição de objetivos ainda a cumprir neste período. Foi recuperada uma atividade que esteve em prática no ano passado e que muito agradou os alunos: “Gosto de ler, gosto de escrever”. Os alunos têm uma semana para elaborar um texto, em casa e/ou na escola, para apresentar aos colegas, à sexta-feira. Estes serão avaliados oralmente (auto e heteroavaliação) e posteriormente serão votados apenas dois textos para apresentar no blogue. O texto pode ser livre (uma história ou uma vivência pessoal) ou sob um tema sugerido.
Neste ano, foi admitida além do caderno de escrita de textos, a utilização do suporte digital (computador “Magalhães). 
Os textos que se apresentam de seguida foram os mais votados desta semana. Parabéns meninos!!!
Venham daí esses escritores!
 

O Dragão azul


Certo dia conheci um dragão azul, bonito e diferente. Em vez de lançar fogo… lançava água, em vez de assustar… brincava e em vez de estragar… ajudava. Eu chamei-o e perguntei-lhe:
- Tu és especial?
- Sou. Sou o dragão da fada branca e luto contra o dragão da fada Vermelha. Ele é verde e é estranho.
- Uau!!! – disse.
- Não contes a ninguém. – avisou o dragão.
- OK.
-Fala baixinho -disse o dragão.
-Onde vives? - perguntei.
-Numa gruta encantada.
-Encantada, com quê?
-Com flores e borboletas.
-Que giro, podes mostrar?
-Vem comigo.
E subiram para uma montanha muito colorida, com flores e borboletas e havia uma gruta castanha, encantada e linda:
- Podemos ir a tua casa?
- Sim. Queres tomar um chá de rosas?
-Eu gostava, mas não posso.
-Porquê?
- Porque tenho de ir embora.
E fui a correr para casa e contei tudo aos meus pais.

(João Guilherme - 3º ano)
O dragão Jeremias

Era uma vez um dragão chamado Jeremias que vivia numa ilha muito distante com os seus familiares e amigos. Certo dia, enquanto preparava as malas para ir de férias para o Hawai, a sua mãe disse-lhe que ia estar mau tempo. Ele ficou muito triste. A mãe, para o alegrar, adiou as férias para outro dia.
O Jeremias para festejar foi passear até ao campo. No campo ele encontrou um velho amigo que já não via há muito tempo e combinou encontrarem-se no Hawai. Quando chegou o dia do encontro, o dragão Jeremias enganou-se no caminho e foi parar a uma casa assombrada que tinha fantasmas.
Apesar do medo, o dragão Jeremias encheu-se de coragem e entrou na casa e dormiu lá uma noite. Já de dia, foi conhecer melhor a casa e soube que os fantasmas estavam dentro dos quadros das paredes com fotos de pessoas importantes e as janelas faziam muitos ruídos e abriam-se sozinhas.
Jeremias dizia para consigo: “Um dragão não pode ter medo”. Quando chegou a hora do almoço, o dragão Jeremias recuperou o caminho de volta a casa. Ao chegar lá, contou a todos os dragões da ilha o que tinha acontecido e assim a sua aventura ficou conhecida como a maior aventura de sempre!!! 


(João Pedro - 3º ano)

1 comentário:

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!