sexta-feira, 12 de outubro de 2012

As nossas pesquisas...

O dia começou com muito entusiasmo. 
O trabalho de casa proposto tinha sido a pesquisa da palavra Gingko... e tudo a propósito de duas folhas "secas" que caíram de uma capa de trabalhos da professora.
A maior parte dos alunos pesquisou na internet e trazia informações para partilhar com os colegas. Uns valorizaram mais uma caraterística, outros deram maior valor a outra, mas as descobertas foram muito interessantes. Todos quiseram ver de perto as folhas e saber onde tinham sido recolhidas. A professora explicou que foi há alguns anos num passeio que fizera na mata nacional do Choupal, em Coimbra. A informação mais marcante para todos foi o facto de ser um fóssil vivo. Esta árvore serviu de alimento a alguns dinossauros... existe há cerca de 150 milhões de anos. Abriram-se os dicionários e pesquisou-se a palavra fóssil, pois para algumas crianças esta palavra era ainda desconhecida. Muito se aprendeu logo pela manhã e é com muita vaidade que esta informação vai ser transmitida aos pais, avós e amigos!

Foi selecionado o texto do João Pedro para ser "postado"no blogue por ser o mais conciso nas informações.


Ginkgo biloba

É uma árvore considerada um fóssil vivo, símbolo da Paz e da longevidade. Esta árvore é de folha caduca e pode atingir entre vinte e trinta e cinco metros de altura. Sobreviveu às radiações em Hiroshima (cidade arrasada por uma bomba atómica em 1945). As suas folhas são usadas no combate a problemas de falta de memória ou a doenças graves no cérebro.
As folhas secas recolhidas no Choupal

  Nota: A Mata Nacional do Choupal é um espaço reconhecido e com nome e tradição até mesmo nas canções e apresenta uma grande diversidade de plantas e animais. Vale a pena revisitar ou conhecer, se for esse o caso.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!