sábado, 13 de outubro de 2012

Escrever é tão divertido!

Escrever é tão divertido! Mas não é fácil.... São muitas as inseguranças que as crianças têm quando lhes é proposto escrever sobre um determinado tema. 
E escrever para quê? Será que importa a alguém aquilo que cada um pensa, inventa e depois escreve? 
Escrever pensamentos, descrever imagens, criar histórias... 
A proposta de ontem era subordinada ao tema "A folha de outono que eu encontrei". Todos os alunos se entusiasmaram e todos escreveram... Por fim, houve votação para os primeiros textos a serem publicados... uns reais, outros fictícios. 
O "bichinho" da escrita anda por lá... Já há blogues originais de estrunfes. Força! 


A folha de “outono” que eu encontrei
          No dia onze de Janeiro de dois mil e nove eu fui passear com o meu pai. Nesse passeio, eu encontrei uma folha. Era uma folha especial, pois tinha a forma de um coração. Então eu tive a ideia de escrever nela:
        - Pai estás sempre no meu coração.
        Depois dei a folha ao meu pai. Ele até chorou. Foi o presente que eu lhe dei antes de ele se ir embora. Eu pedi-lhe para nunca se esquecer de mim.
          Ele deu – me uma fotografia dele e disse que não me esqueceria.
          E assim foi a despedida do meu pai, com muitas lágrimas!

                                                                                                                                         Bruna (4º ano)

A folha do outono que eu encontrei

            Certo dia, estava eu a brincar no meu jardim com o meu irmão. Entretanto estávamos a observar uma árvore que existe no canto do jardim. Eu imagino-o mágico e, lá, eu posso ter asas para voar e apanhar flores para o palácio autêntico onde imagino que está a rainha mais simpática dos palácios.
            Nesse instante, caiu uma folha de outono. Era sinal de festa! Ela era enorme e bonita. Mas, sem mais nem menos, e, cheio de curiosidade, subi a árvore e disse muito alto:
            - Folha do outono, pega em mim e leva-me ao céu!
            Então ela saíu do chão e num abrir e fechar de olhos levou-me até ao céu.
            - Iupi! – exclamei.
            Depois reparei que a folha já estava a ficar castanha e velha. Perguntei-lhe:
            -És uma folha velha, não és?
            Ela disse que sim e de repente desfez-se toda. Eu caí no jardim, mas achei um dia muito divertido.
            Por fim, olhei para o céu e caía ainda um bocado de folha e eu disse:
            -Folhinha de outono, nunca te irei esquecer.
            Ah! Mas com isto não cheguei a fazer a festa.
João (4º ano)

3 comentários:

  1. Lindos!!! Temos escritores na escola... continuem a escrever, pois quanto mais escreverem, mais vontade terão de escrever e assim irão melhorar a vossa escrita!
    Sejam criativos e preencham as folhas em branco que estão sempre à espera de alguém com um lápis na mão!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Bonitos textos! Boa continuação de escritas!

    ResponderEliminar
  3. estrunfe Miguel Adré16 de outubro de 2012 às 20:15

    Olá colegas os vossos textos são os melhores.

    ResponderEliminar

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!