sábado, 16 de março de 2013

Caça ao ovo na EB1 da Portela...


      O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

         Assim surgiram muitos costumes e tradições... Na nossa escola, a Caça ao Ovo já é uma tradição! Todos os anos os alunos esperam ansiosamente este momento. Este ano, além do tradicional ovo, havia também umas figurinhas de chocolate que a D. Beta (animadora) nos trouxe. Para alegrar a atividade, os alunos puderam também usar umas máscaras elaboradas na aula de inglês com a professora Sandra. Foi muito bonito e divertido ver os coelhinhos a procurar os ovos. 
          Agradecemos a todos os professores e dinamizadores das AEC pela vossa colaboração e à D. Teresa (auxiliar da escola) e a D. Helena (tarefeira na hora dos almoços) por todo o empenho e carinho que sempre nos dá. Assim a tarefa de todos é mais feliz!






3 comentários:

Podem deixar aqui as vossas opiniões e sugestões, pois teremos muito gosto em "Estrunfar" convosco!